O que é o transplante de medula óssea?
- projetomedulinha
- 30 de out. de 2016
- 1 min de leitura
Você já deve ter ouvido várias vezes sobre esse assunto, mas ainda deve haver dúvidas, não é mesmo?!
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças, as que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de medula óssea doente por células normais, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. É um procedimento rápido como uma transfusão de sangue que dura em média 2 horas.
Pode ser considerado autogênico, onde a medula provém do próprio paciente ou alogênico onde a medula é obtida através de um doador. A escolha entre ambos é baseada no estado geral do paciente (Câncer e idade) e também na disponibilidade de um doador compatível.
O transplante também pode ser feito a partir das células-tronco hematopoéticas que circulam no sangue de um doador (coletadas através da aférese, um procedimento que consiste em retirar apenas as plaquetas do sangue) ou no sangue do cordão umbilical (coletadas após o nascimento do bebê). Por isso, o termo "transplante de medula óssea" tem sido substituído por "transplante de células-tronco hematopoéticas".

Comments